Quais Indicadores Observar Para Negociar as Moedas “Porto-Seguros”?

Se você estiver negociando moedas portos-seguros, fique de olho nas boas manchetes. Quanto mais regularmente elas aparecem, mais rotação para ativos de risco e longe do dólar americano ocorrerá.

Observe as informações sobre os movimentos do banco central. Se o Federal Reserve dos EUA anunciar um grande pacote de estímulo monetário, como flexibilização quantitativa, isso provavelmente colocará uma pressão baixista sobre o dólar norte-americano, já que as taxas de juros caem para zero ou até abaixo, tornando-o um investimento menos desejável.

O mercado de títulos de 10 anos dos EUA também é um bom barômetro. É o indicador de inflação do mercado e, quanto mais alto sobe, maior é a probabilidade de haver um aumento nas taxas de juros oficiais.

Os mercados de ações odeiam a ideia de aumento das taxas de juros, então o medo de que isso ocorra pode resultar em vendas bruscas – como a famosa “birra” de 2013, quando o então presidente do Fed assustou o mercado que o QE estava chegando ao fim. O dólar americano disparou com a queda das moedas dos mercados emergentes.

No momento em que este artigo foi escrito, o rendimento de 10 anos dos EUA atingiu a maior alta de um ano, e os observadores da moeda estão de olho no próximo destino. Esteja você negociando o USD ou outras moedas de mercados emergentes, você também deve ficar atento!