Atualização do Ethereum

Após anos de planejamento e desenvolvimento, a Ethereum Mainnet deverá migrar de seu mecanismo de consenso PoW existente para sua nova estrutura de validação PoS em 15 de setembro de 2022. A fusão, anunciada pela Ethereum.org, melhorará a escalabilidade e a sustentabilidade da rede Ethereum . Neste artigo, exploraremos alguns dos conceitos básicos do Ethereum, o significado dessa fusão e o impacto que isso pode ter para você como detentor do ETH.

O que é Ethereum?

Ethereum é uma blockchain programável, que é uma plataforma de software que pode ser recodificada para construir novos usos para a tecnologia. O ativo digital da rede, Ether (ETH), é o segundo maior por capitalização de mercado.

Ethereum tem um recurso chamado contratos inteligentes. Um contrato inteligente executa automaticamente os termos de um contrato acordado, sem a necessidade de terceiros. É útil para muitos setores, incluindo comércio eletrônico, jogos eletrônicos e serviços financeiros.

O que é Mainnet e PoW?

De acordo com o Ethereum.org, o “Mainnet é o principal blockchain público de produção do Ethereum (ETH), onde as transações de valor real ocorrem no livro-razão distribuído. Quando as pessoas e as exchanges discutem os preços do ETH, estão falando sobre o Mainnet ETH.”

A Mainnet atualmente opera em um mecanismo de consenso PoW que permite que a rede Ethereum concorde com coisas como a ordem das transações ou saldos de contas. Isso evita a possibilidade de gastos duplos e garante que o blockchain Ethereum seja muito seguro.

O PoW está relacionado ao processo subjacente que os mineradores realizam para adicionar blocos válidos ao blockchain. À medida que mais blocos são adicionados e o blockchain fica mais longo, o trabalho fica mais difícil. Isso significa que os mineradores precisam consumir grandes quantidades de poder de computação para validar novos blocos, o que, por sua vez, consome muita energia e não é muito sustentável.

O que é Beacon Chain e PoS?

A Beacon Chain é a nova blockchain PoS da Ethereum e foi descrita pela Coinmarketcap.com como a “espinha que suporta todo o sistema Ethereum 2.0”. Assim como a Mainnet, a Beacon Chain é o mecanismo de consenso da rede, responsável por criar novos blocos, validá-los e recompensar os validadores com ETH por manter a rede segura.

Ele foi implantado em dezembro de 2020 e está funcionando paralelamente à Mainnet da Ethereum, confirmando dados on-chain, mas por meio do mecanismo de consenso PoS. Executando a cadeia separadamente, permitindo a identificação de bugs ou problemas de desenvolvimento antes da fusão.
Sendo uma rede PoS, o Beacon Chain usa menos energia que o protocolo PoW (~99,95% menos), pois transações e blocos podem ser aprovados mais rapidamente sem a necessidade de resolver equações complexas. Diz-se que os blocos em uma cadeia PoS são ‘forjados’ em oposição a ‘extraídos’.

A Beacon Chain está em operação há 19 meses, testando suas integrações através das várias redes que a Ethereum implantou. Mais recentemente, eles concluíram uma fusão na rede de teste Goreli em 12 de agosto de 2022 – a maior das redes de teste da Ethereum. Isso sinalizou o obstáculo final antes que uma migração da Mainnet possa ocorrer, que está prevista para 15 de setembro de 2022.

O que é a fusão?

Por volta de 15 de setembro de 2022 (no TTD 58750000000000000000000), os dados mantidos na Mainnet (o protocolo de consenso PoW existente no Ethereum) serão fundidos com o Beacon Chain, e o novo consenso PoS se tornará o mecanismo para a produção de blocos no Ethereum. Após a fusão ter ocorrido com sucesso, a mineração não será mais o meio de produzir blocos válidos na rede, e toda validação de bloco futura será processada por meio de PoS.

Nenhum histórico é perdido do blockchain. À medida que a Mainnet se funde com a Beacon Chain, o mesmo acontecerá com todo o histórico transacional do Ethereum.

Quais são os benefícios do PDV?

A mudança para um mecanismo de consenso PoS fornecerá à rede Ethereum maior segurança, reduzirá o consumo de energia (em 99,95% * devido ao menor poder computacional) e fornecerá maiores oportunidades de escalabilidade não disponíveis atualmente no PoW, por exemplo. fragmentação; um recurso que torna as transferências de dados e a acessibilidade mais rápidas e eficientes para rollups de camada 2. Caroline Bowler afirmou: “A fusão é considerada a primeira de cinco grandes melhorias na rede Ethereum. Vitalik Buterin é citado dizendo que isso moverá a rede de 40% para 55% concluída”.

O PoS também permite que os detentores de ETH ganhem recompensas criptográficas por meio de staking. As recompensas de staking do Ethereum são obtidas configurando um nó individual ou delegando seu ETH a um pool. Ao participar do staking, você auxilia na validação do blockchain Ethereum, protegendo ainda mais a rede. A rede Ethereum oferece ETH como recompensa por fazer isso.
Configurar seu próprio pool requer 32 ETH, mas se isso não for viável, você pode participar de um staking pool. Mais informações sobre staking podem ser encontradas em Ethereum.org.

A fusão afetará os detentores de tokens Ethereum?

Como titular do Ethereum, não há nada que você precise fazer com seus fundos ou carteira antes da fusão. Não há atualização para um token “ETH2”, e quaisquer fundos mantidos antes da fusão ainda estarão acessíveis após a conclusão.
Por favor, sempre verifique fontes confiáveis, como Ethereum.org, para lançamentos e orientações oficiais.