Por que o Bitcoin pode terminar 2020 em 100%

Notamos que o BTC está atualmente no meio de seu segundo ciclo de preços completo, que leva quatro anos. O ciclo é marcado por um ano de ganhos parabólicos, um ano de queda brutal do mercado de urso, um ano de acumulação e expansão, e depois crescimento constante para preceder os ganhos parabólicos.

Agora, o Bitcoin está no ano de crescimento constante, que no último ciclo viu o BTC terminar o ano em alta de 125,6%. Esta simples observação, juntamente com o fato de que o Bitcoin vem seguindo a direcionalidade do ciclo anterior (2013-2016) desta vez (2017-2020), sugere que o BTC terminará este ano pelo menos acima de US $ 10.000, mas cerca de US $ 16.500 se a história se repetir.

Devido ao fato de ser um ativo ilíquido, os movimentos diários de preços do Bitcoin são imprevisíveis. Basta pensar no final de outubro do ano passado, quando o preço da principal criptomoeda subitamente aumentou 42% em um dia, ou no início desta semana, quando o BTC caiu abaixo de US $ 7.000 para ver apenas uma recuperação surpresa para US $ 7.300 horas depois.

A narrativa do ciclo de quatro anos tem credibilidade?

Embora o ciclo de quatro anos que o analista apontou possa parecer aleatório na melhor das hipóteses, existem fundamentos de boa fé para corroborar a existência de tais tendências de longo prazo, sem mencionar que é uma crença comum entre os investidores de criptomoedas que o Bitcoin negocia em ciclos claros de quatro anos.

De fato, a cada quatro anos, o Bitcoin vê o que é conhecido como seu “halving” ou “halvening”, que é um evento recorrente que vê o número de moedas emitidas por bloco ser cortado pela metade, o que equivale a uma redução de 50% na taxa de inflação anual do BTC.

O primeiro halving do Bitcoin ocorreu em 2012, que viu o BTC se recuperar em pouco mais de 100%. Um desempenho de 3447,9% seguido em 2013. O segundo halving do Bitcoin ocorreu em 2016, durante o qual o BTC registrou um ganho de 125,6%. Isso foi seguido por um desempenho anual de 1242,6% em 2017.

Como você pode ver, há um padrão claro: o ano do halving é marcado com investidores compreensivelmente à frente dos efeitos positivos do evento no mercado, e no ano seguinte ao halving vê o choque de emissões negativas enviar Bitcoin voando mais alto para novas altas de todos os tempos devido à dinâmica de oferta-demanda deste mercado, melhor encapsulada por um modelo de preço do PlanB.

Outros analistas esperam que a corrida do touro retorne

Embora possa ser fácil deixar de lado os dados acima como pura coincidência, outros analistas proeminentes esperam que o Bitcoin retome sua corrida de alta para novos recordes de todos os tempos, acima de US $ 20.000, em 2020.

De acordo com Willy Woo, sócio do fundo de criptomoedas Adaptive Capital e um notável analista on-chain, seus indicadores que acompanham a atividade dos investidores — correlacionados de perto com os ciclos de mercado — estão mostrando sinais claros de que o Bitcoin não está decisivamente em um mercado de baixa.


Em vez disso, como Woo continuou no tweet, os indicadores sugerem que o BTC está no meio de uma fase de “re-acúmulo” de mercados de touros que sempre prossegue o rali de topo de blow-off, um que traz ao Bitcoin uma ordem de magnitude ou duas maiores do que onde começou.


A história que se repete pela análise de Woo significa que o Bitcoin vai estourar mais alto até o segundo semestre de 2020, o que significa que o BTC provavelmente estabelecerá novos recordes de todos os tempos alguns meses ou um ano depois disso.

Além disso, Dave the Wave — um analista de criptomoedas, embora assustadoramente preciso, que antecipou a queda do Bitcoin para US $ 6 mil, quando o BTC estava sendo negociado acima de US $ 10.000, comentou que o Bitcoin é provável que caia no curto prazo e em breve começará uma tendência que o levará acima de US $ 25.000 – 270% mais alto do que os preços atuais – até o início de 2021.

Ele citou especificamente uma corrida de alta de cinco ondas, que verá o Bitcoin na baixa nas próximas semanas antes de um aumento para US $ 25.000, ver uma breve correção, em seguida, terminar a corrida de alta acima de US $ 100.000.